sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Atividade 4.1- Refletindo sobre a leitura digital

Perdas e ganhos no uso da leitura e escrita digital
           
   Com a chegada da escrita digital, passamos a ganhar deixando de copiar longos trechos, dada a facilidade de copiar e colar textos, afinal caderno cheio não é garantia de conhecimento ampliado, por que quantidade não é sinal de qualidade, mas com a diminuição de cópias manuscritas ganhamos também tempo que poderá ser aproveitado de muitas outras formas. Para um estudante de algumas décadas atrás, fazer qualquer leitura teria que se deslocar até uma biblioteca ou livraria para ter acesso ao livro. Após a leitura, elaborar manualmente suas conclusões, usando lápis, caneta e borracha ou na melhor das hipóteses uma máquina de datilografia. Com o avanço da informática e web isso mudou radicalmente. Praticamente toda a bibliografia de que necessitamos, pode ser acessada imediatamente de dentro de casa, nos sites de busca. Apesar dos ganhos surgem também as perdas como o desinteresse dos alunos pela leitura de livros, incidência de erros de grafia e queda de produção intelectual. Enfim a grandiosidade do mundo tornou-se pequena em função do mundo virtual, pois enormes distâncias estão ao alcance dos dedos, repleto de uma infinidade de informações, sons e imagens. No entanto, de nada serve a tecnologia se for  usada de forma alienada, desta forma conclui-se que a leitura digital avançou e que não acompanha - lá é uma perca de tempo e de intelecto ainda mais pra quem deixa de ler, mas feliz será aquele que ao invés de acumular livros em cômodos passa a acumular nos arquivos do computador livros digitais disponíveis a qualquer hora e lugar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário