Plano de Aula
Usando o laptop no trabalho com
musica
Escola Estadual: Eduardo Perez
Ensino Fundamental: 1ª fase do 1º ciclo ( 1º ano)
Turma: matutino
Professora: Ednéia da Silva
Disciplina: Língua Portuguesa, Natureza, Artes,
Fazendo a Interdisciplinaridade, no intuito de contribuir com o processo ensino e aprendizagem de forma dinâmica e interativa.
Justificativa:
Sabemos que o processo de aprendizagem da criança é influenciado por um amplo campo de relações e pelas experiências sócio-históricas do mundo criado pelos adultos que se prolonga por toda a vida. Portando, o professor deverá proporcionar á criança através de atividades lúdicas envolvendo os conteúdos em estudo a construção das competências que favoreçam o crescimento, o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno.
Objetivo:
A música é um importante instrumento para trabalhar diversos temas com as crianças, bem como desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
• Estimular o prazer da leitura e da escrita
• Ler em público música e poesias, utilizando os requisitos técnicos necessários a um bom leitor ( Postura, expressividade, entonação de voz.)
• Desenvolver habilidades de escuta e respeito á leitura de colegas
• Produzir desenhos a partir das imagens sugeridas na ferramenta.
• Possibilitar aos alunos a introdução á tecnologia digital;
• Assimilar os conteúdos de forma dinâmica e interativa;
• Tempo: de duração das atividades: 12 aulas ( duas aula para cada atividades e duas para o jogo)
• Recursos: Laptops, Quatro e Pincel, Caixinha de Som, Caderno,
Folha A4, Laboratório de informática.
• Fonte: portal do professor, : http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87208/ : http://www.blogdacrianca.com/musicas-infantis-a-barata-diz-que-tem/#ixzz1qYXgspc0 http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87208/
• Finalizar: com Jogos na Internet. No Laboratório de Informática da Escola.
Jogos Jogo Borboletas Online no So Jogos Gratis
Jogo Borboletas Online no So Jogos Gratis
www.sojogosgratis.com.br › JOGOS DE CRIANÇAS
www.jogai.com/infantis/colorindo-a-borboleta
Colorindo a borboleta.
• Avaliação: foi um processo continuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observei a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analisei se eles desenvolvem habilidades da leitura, a partir da leitura de musica. Apresentou atitudes de respeito e valorização á leitura dos colegas.
Conhecimentos: prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do classmate como navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword e o Tux Paint. Estar inserido no processo de alfabetização.
1ª Atividade:
• Formar uma roda de conversa para escolher a música preferida pelos alunos ouvir varias musicas infantil na caixinha de som, e escolher por a musica preferida dos alunos por votação. Depois dialoguei com os alunos sobre o tema da “musica” Questionando-os:
• Quem gosta de músicas?
• Quem gosta de dançar e cantar?
• O que você sente quando está ouvindo ou cantando uma música?
• Qual é sua música preferida?
2ª Atividade:
• Tirei uma copia da musica escolhida pelos alunos
( A borboletinha), e pedi que eles circule as letra ( B, b) que apareceu na musica. E cantamos a musica, e formamos uma roda e dialogando:
• Você conhece esse animal?
• Você gosta de ver borboletinha?
• Sobre qual assunto essa música fala?
• Você tem Madrinha?
• Você gosta da sua madrinha?
• Quem gosta de chocolate?
• Você acha que a borboleta é feliz?
Aproveitei esse momento para discutir como devemos tratar os animais, a importância de mantê-los em seu habitat natural e de preservá-los.
3ª Atividade:
• Explorando a letra da música:
• (a) – Separe as estrofes da música recortando-as
• (b) Utilize a primeira estrofe que você recortou e siga as instruções.
• (c) Recorte as frases contidas nessa estrofe.
• (d) Organize as palavras que você recortou, de acordo com sua ordem na letra da música. Em seguida, cole-as em seu caderno de leitura.
• (e) Depois recorte só as palavras que tem (B,b) Maiúsculo e minúsculo. E cole em outra folha de seu caderno de leitura.
• (f) Agora, conte a música ( trabalhamos direito e esquerdo com a perna. Ex perna de pau todos bate a perna direita, meche o chocolate com a mão direita, cantamos a musica trocando as pernas bate a perna esquerda, meche o chocolate com a esquerda, e percebemos que difícil, quando usamos o lado esquerdo.
4ª Atividade:
Aula com Laptop
• Utilizando o Laptop: Pedi para as crianças digitar as palavras com (B,b) Kword,
• Digitatar a musica ( A Borboletinha) no Kword usando os espaço ente as palavras.
• Tux Paint ( Edu Arte e Musica Pintura Digital) para desenhar e pintar varias borboletinha para enfeitar o jardim.
5ª Atividade:
• Realizei atividade na folha para explorar a interpretação escrita e oralidade:
• a) Assinale com um “X” a resposta correta:
• 1) – No verso “A borboletinha ta na cozinha” a palavra cozinha refere-se
( ) Fazendo café Para Madrinha
( ) Fazendo leite para Madrinha
( )Fazendo Chocolate para madrinha.
• 2) – A perna e de quê:
( ) de Osso
( ) de Pau
( ) de Vidro
• 3) – O olho e de quê:
( ) de Vidro
( ) de Pau
( ) de Pica pau
• 4) – O nariz e de quê:
( ) de osso
( ) pau
( ) de pica-pau pau
Borboletinha
Borboletinha tá na cozinha
fazendo chocolate
para a madrinha
Poti, poti
perna de pau
olho de vidro
e nariz de pica-pau pau pau
Ensino Fundamental: 1ª fase do 1º ciclo ( 1º ano)
Turma: matutino
Professora: Ednéia da Silva
Disciplina: Língua Portuguesa, Natureza, Artes,
Fazendo a Interdisciplinaridade, no intuito de contribuir com o processo ensino e aprendizagem de forma dinâmica e interativa.
Justificativa:
Sabemos que o processo de aprendizagem da criança é influenciado por um amplo campo de relações e pelas experiências sócio-históricas do mundo criado pelos adultos que se prolonga por toda a vida. Portando, o professor deverá proporcionar á criança através de atividades lúdicas envolvendo os conteúdos em estudo a construção das competências que favoreçam o crescimento, o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno.
Objetivo:
A música é um importante instrumento para trabalhar diversos temas com as crianças, bem como desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
• Estimular o prazer da leitura e da escrita
• Ler em público música e poesias, utilizando os requisitos técnicos necessários a um bom leitor ( Postura, expressividade, entonação de voz.)
• Desenvolver habilidades de escuta e respeito á leitura de colegas
• Produzir desenhos a partir das imagens sugeridas na ferramenta.
• Possibilitar aos alunos a introdução á tecnologia digital;
• Assimilar os conteúdos de forma dinâmica e interativa;
• Tempo: de duração das atividades: 12 aulas ( duas aula para cada atividades e duas para o jogo)
• Recursos: Laptops, Quatro e Pincel, Caixinha de Som, Caderno,
Folha A4, Laboratório de informática.
• Fonte: portal do professor, : http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87208/ : http://www.blogdacrianca.com/musicas-infantis-a-barata-diz-que-tem/#ixzz1qYXgspc0 http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/87208/
• Finalizar: com Jogos na Internet. No Laboratório de Informática da Escola.
Jogos Jogo Borboletas Online no So Jogos Gratis
Jogo Borboletas Online no So Jogos Gratis
www.sojogosgratis.com.br › JOGOS DE CRIANÇAS
www.jogai.com/infantis/colorindo-a-borboleta
Colorindo a borboleta.
• Avaliação: foi um processo continuo de reflexão, em todas as atividades propostas. Observei a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analisei se eles desenvolvem habilidades da leitura, a partir da leitura de musica. Apresentou atitudes de respeito e valorização á leitura dos colegas.
Conhecimentos: prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Para a realização dessa aula é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do classmate como navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword e o Tux Paint. Estar inserido no processo de alfabetização.
1ª Atividade:
• Formar uma roda de conversa para escolher a música preferida pelos alunos ouvir varias musicas infantil na caixinha de som, e escolher por a musica preferida dos alunos por votação. Depois dialoguei com os alunos sobre o tema da “musica” Questionando-os:
• Quem gosta de músicas?
• Quem gosta de dançar e cantar?
• O que você sente quando está ouvindo ou cantando uma música?
• Qual é sua música preferida?
2ª Atividade:
• Tirei uma copia da musica escolhida pelos alunos
( A borboletinha), e pedi que eles circule as letra ( B, b) que apareceu na musica. E cantamos a musica, e formamos uma roda e dialogando:
• Você conhece esse animal?
• Você gosta de ver borboletinha?
• Sobre qual assunto essa música fala?
• Você tem Madrinha?
• Você gosta da sua madrinha?
• Quem gosta de chocolate?
• Você acha que a borboleta é feliz?
Aproveitei esse momento para discutir como devemos tratar os animais, a importância de mantê-los em seu habitat natural e de preservá-los.
3ª Atividade:
• Explorando a letra da música:
• (a) – Separe as estrofes da música recortando-as
• (b) Utilize a primeira estrofe que você recortou e siga as instruções.
• (c) Recorte as frases contidas nessa estrofe.
• (d) Organize as palavras que você recortou, de acordo com sua ordem na letra da música. Em seguida, cole-as em seu caderno de leitura.
• (e) Depois recorte só as palavras que tem (B,b) Maiúsculo e minúsculo. E cole em outra folha de seu caderno de leitura.
• (f) Agora, conte a música ( trabalhamos direito e esquerdo com a perna. Ex perna de pau todos bate a perna direita, meche o chocolate com a mão direita, cantamos a musica trocando as pernas bate a perna esquerda, meche o chocolate com a esquerda, e percebemos que difícil, quando usamos o lado esquerdo.
4ª Atividade:
Aula com Laptop
• Utilizando o Laptop: Pedi para as crianças digitar as palavras com (B,b) Kword,
• Digitatar a musica ( A Borboletinha) no Kword usando os espaço ente as palavras.
• Tux Paint ( Edu Arte e Musica Pintura Digital) para desenhar e pintar varias borboletinha para enfeitar o jardim.
5ª Atividade:
• Realizei atividade na folha para explorar a interpretação escrita e oralidade:
• a) Assinale com um “X” a resposta correta:
• 1) – No verso “A borboletinha ta na cozinha” a palavra cozinha refere-se
( ) Fazendo café Para Madrinha
( ) Fazendo leite para Madrinha
( )Fazendo Chocolate para madrinha.
• 2) – A perna e de quê:
( ) de Osso
( ) de Pau
( ) de Vidro
• 3) – O olho e de quê:
( ) de Vidro
( ) de Pau
( ) de Pica pau
• 4) – O nariz e de quê:
( ) de osso
( ) pau
( ) de pica-pau pau
Borboletinha
Borboletinha tá na cozinha
fazendo chocolate
para a madrinha
Poti, poti
perna de pau
olho de vidro
e nariz de pica-pau pau pau
Nenhum comentário:
Postar um comentário