sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Projeto - Para o curso linux educacional

Projeto
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Enviado por Ilma Alves de Mello em 30/06/2013 às 18:50:11
ESCOLA ESTADUAL EDUARDO PEREZ
Participantes do grupo: Evanessa, Ilma, Ednéia.
Projeto Resgatando Valores dos Brinquedos e Brincadeiras

Público alvo:
O Projeto será desenvolvido com os alunos do 5º A, da Escola Estadual Eduardo Perez, com a duração de três semanas.
Apresentação:
Sabemos que o computador, a internet, o vídeo game, a televisão entre outros recursos tecnológicos estão tomando conta de nossas crianças e assim as brincadeiras e os brinquedos antigos, estão sendo esquecidos.
Mas sabemos também, que as tecnologias fazem parte do dia a dia das crianças, portanto utilizaremos estas ferramentas para auxiliar o desenvolvimento do projeto, como pesquisa na sala de tecnologia, vídeos relacionados às brincadeiras e brinquedos antigos, entre outras mídias.
Justificativa:
Ao assistirmos o vídeo que foi proposto para reflexão, nos deparamos com a realidade de muitas crianças, no vídeo “Criança a alma do negócio”, e por isso decidimos por este tema, pois trabalhamos diretamente com muitas crianças e muitas vezes não conhecemos a realidade de muitas. Este projeto será uma oportunidade para sabermos até que ponto a publicidade tem afetado os desejos e sentimentos dos nos nossos alunos, em relação ao consumismo.
Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como às de hoje e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los.
Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além das brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa dentre várias outras e assim, se divertiram por décadas e décadas.
Com os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe brinquedos que não exigem a criatividade das crianças, pois elas já encontram tudo pronto.
Por isso, é fundamental que a escola resgate as brincadeiras antigas, pois ela é fonte de estímulos ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança, uma forma de auto-expressão que ajuda a conhecer o outro e a conviver em sociedade, sendo um espaço de troca de culturas, vivências e experiências, que valorize o conhecimento trazido por cada educando.
Objetivo:
Oportunizar uma reflexão sobre a importância de conhecer e manter as brincadeiras antigas, construindo atitudes que influenciem a família de como o ato de brincar é importante para o desenvolvimento cognitivo, social, motor e afetivo da criança, proporcionando um ensino-aprendizado prazeroso.
Recursos metodológicos:
• Sala de tecnologia, para pesquisas.
• Laptops para os registros de informações e coleta de dados.
• Data show, para apresentações de vídeos relacionados ao tema do projeto.
• Máquina fotográfica, para registrar as atividades no decorrer do projeto.
• Aparelho de som, para trabalhar algumas músicas relacionadas ao tema.
Cronograma de ação metodológica:
Roda de conversa, anotação dos nomes das brincadeiras, músicas e jogos antigos que os alunos conheçam. Faremos neste momento a leitura de imagens de algumas obras de Candido Portinari, em que o artista retrata algumas brincadeiras de seu tempo. Na sala de tecnologia os alunos poderão assistir um vídeo sobre a vida de Portinari: https://www.youtube.com/watch?v=z697mJT4CQc , depois no site oficial do artista eles poderão conhecer as obras de Portinari, neste momento pediremos que eles identifiquem aquelas que o artista retratou algumas brincadeiras: http://www.portinari.org.br/#, depois os alunos poderão fazer uma visita virtual ao museu de Portinari:http://museucasadeportinari.org.br/visite-o-museu/visita-virtual-2.
No segundo momento os alunos utilizarão o Laptop, fazendo um levantamento de dados, sendo que a pesquisa será na comunidade escolar com alunos, professores e funcionários da escola. Juntamente com os alunos iremos elaborar perguntas sobre o conhecimento de algumas brincadeiras e brinquedos de infância. Através das perguntas, os alunos deverão registrar as respostas no Laptop, para posteriormente compartilhar com o restante da turma.
No terceiro momento, iniciaremos com as construções dos brinquedos. Novamente com o Laptop (UCA), os alunos deverão pesquisar a confecção de alguns brinquedos como: bilboquê, peteca, bolinha de meia, entre outros. Eles deverão pesquisar quais materiais foram utilizados para a realização dos mesmos, para que possam trazer na próxima aula.
No quarto momento, será a confecção dos brinquedos, e estaremos auxiliando neste processo. Nesta etapa registraremos com a fotografia a confecção dos brinquedos.
No quinto momento, com as músicas de cantigas de roda, resgataremos as brincadeiras, e para auxiliar este processo apresentaremos um vídeo com cantigas de roda: http://www.youtube.com/watch?v=7ddymq8S3ms.
Avaliação:
Avaliar é fundamental, pois permite verificar o aprendizado adquirido pelo educando e se o método usado está condizente com a necessidade do mesmo. Por isso, o educador precisa incentivar e orientar o aluno a participar e buscar soluções para as questões apresentadas. Assim sendo, o discente será avaliado de forma contínua e formativa, respeitando o tempo de cada um aprender, observando o interesse, a participação, a interação e o desenvolvimento nas atividades propostas.

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